Nossa resposta ao primeiro email da Semob

No primeiro contato da Semob por telefone conosco a respeito do pedido de informação que fizemos, nos foi informado que a mesma não possuí os itinerários das linhas de ônibus em formato digital. Segundo a pessoa que me ligou, da Seção de Geoprocessamento e Estatística, eles usam um sistema muito antigo e a maior parte das operações são feitas de forma manual.

Logo de imediato achamos esta informação bem estranha. Será que entendemos bem? Uma cidade do porte de João Pessoa não possui o itinerário das rotas de ônibus em formato digital?

Procurando por mais informações nos sites da prefeitura e da Semob, tudo que encontramos a respeito das linhas de ônibus em João Pessoa estava contido em dois arquivos pdf no Portal da Transparência de João Pessoa.

Captura de tela de pdf com os itinerários de ônibus

Captura de tela de pdf com os itinerários de ônibus

Além de ser uma informação incompleta, por listar apenas as ruas onde os ônibus passam e não os pontos de ônibus, ela está em um formato proprietário (pdf), não respeitando a Lei de Acesso à Informação. Por estar em duas colunas e ter itinerários divididos em mais de uma página, isto dificulta ainda mais que seja criado um programa para extrair os dados deste arquivo.

Mas mesmo que estes dados nos fosse disponibilizado em um formato mais aberto, no nosso pedido estamos requisitando as rotas georreferenciadas. E segundo a funcionária que nos ligou, estes dados não existem em formato digital.

Entretanto, navegando pelo site da Semob, encontramos na página dedicada ao PAC Mobilidade Urbana um link para slides de uma apresentação com diversas informações sobre projetos de mobilidade na capital.  Em diversas páginas desta apresentação é possível ver o mapa de João Pessoa com as rotas de ônibus traçadas sobre ele.

Foto retirada de apresentação da Semob

Linhas de ônibus de João Pessoa, retirado de apresentação da Semob.

Com base nisso, no dia 20/09/2013 respondemos o email que a Semob havia nos mandado com os dados das paradas. Segue abaixo a nossa resposta.

Olá,

Obrigado pelo contato por telefone e pelo arquivo contendo as paradas de ônibus. Ao abrir usando o Google Earth, foi possível observar que alguns pontos não estão em cima das ruas (por exemplo, há pontos no mar). Você acha que isso está acontecendo por eu estar utilizando os mapas do Google, ao invés da base da prefeitura que você mencionou por telefone, e que será preciso eu fazer uma correção nas coordenadas?

No pedido que fiz também consta os itinerários das linhas de ônibus. No Portal da Transparência da PMJP há 2 arquivos em .pdf com o nome das ruas em que cada ônibus passa, porém o formato .pdf não é aberto ou legível por máquina, ou seja, não satisfaz as exigências feitas pelo artigo 8º §3º inciso III da Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação). É preciso que estes dados sejam disponibilizados em um formato aberto (exemplo: arquivo de texto).

Por fim, no site da Semob há um link para uma apresentação do Pac Mobilidade Urbana (http://issuu.com/semob/docs/pac_mobilidade_jp_b), e na página 9 desta apresentação é possível ver um mapa com os itinerários das linhas de ônibus. Entre outros, são exatamente estes dados que eu estou requisitando no meu pedido.

Atenciosamente,

Fernando Brito – (meu telefone)
Aluno de Ciência da Computação da UFPB

Email referente ao pedido de informação protocolado no dia 11/09/2013, às 10:32. Número do protocolo: (número do protocolo)